GAMES, GUITARRAS & METAL

Nino (MegaDriver)
Nino Tornisiello tem 25 anos, um guitarrista paulistano cujo hobby é criar versões heavy-metal dos temas dos maiores clássicos do vídeo-game. Do seu passatempo preferido surgiu o MegaDriver, uma banda com identidade digital e um álbum completo, disponível para download na internet. Procure pelo MegaDriver e bom divertimento! Agora fique sabendo mais sobre esse projeto.  


Onde e quando surgiu a idéia de transformar os temas de vídeogame em metal? 
Por volta dos meus 14 anos, enquanto jogava o grandioso Sega Megadrive com meus amigos e escutava um heavy-metal no aparelho de som ao fundo, comecei a imaginar como os temas dos jogos ficariam se tocados por uma banda – com guitarra, baixo, bateria, etc – em estilo heavy-metal. Comentei a idéia com meus amigos e todos apoiaram, desde então passei a tirar as músicas dos games que mais jogava na guitarra.

Conte-nos a história do MegaDriver.
Desde minha adolescência eu venho tentando montar uma banda para tocar esse estilo de música, e sempre foi muito difícil encontrar músicos dedicados e que fossem gamemaníacos. Há cerca de um ano, com a ajuda da minha namorada Julia, comecei a compor e fazer gravações caseiras das músicas e colocá-las em meu site pessoal. Com o passar do tempo, fui dedicando cada vez mais meu tempo livre às composições e gravações, até que isso passou a ser meu principal hobby. A popularidade do meu site pessoal foi gradativamente aumentando e decidi retomar meu projeto inicial de banda, então, em homenagem ao console que mais joguei, o saudoso Megadrive, nasceu o MegaDriver.

Você reproduz todo o tema ou apenas grava a guitarra por cima do tema original? Como é feito isso? Onde grava as músicas? 
Eu praticamente recomponho as músicas inteiras, tentando deixar o mais próximo do original, mas em estilo heavy-metal, e, com minha interpretação pessoal. Faço minhas composições no formato MIDI, em partitura, para todos os instrumentos. Após feita a composição, e praticar muito no instrumento, eu gravo as músicas em casa, com o auxílio de meu PC.

É você também que monta clips disponíveis no site? São cenas dos jogos? 
Sim, tanto o website quanto as animações e clips foram montadas por mim. Como o assunto é vídeogame, sempre caracterizo o material utilizando cenas e screenshots dos jogos.

Você tomou alguma precaução legal para fazer tais versões?
Apenas em relação ao nome MegaDriver, pois é muito difícil encontrar informações legais sobre cada tema de cada jogo. Até o momento não tive nenhum problema em relação a isso e, por se tratar de "trabalho de fan", acredito que os fabricantes dos games e consoles só tem a ganhar com isso, pois esse tipo trabalho ajuda a manter produto ativo.

E o site? Tem idéia do número de downloads? Qual o tema de maior sucesso?
Até o momento, as músicas alcançaram o número de 22.404 downloads, e a música mais popular é "Shou Ken" com 1.906 downloads.

A 'Jackson' modelo Randy Rhoads que aparece na apresentação da banda é sua guitarra? Qual seu equipamento?
Exatamente, é a minha Jackson e a integrante principal da banda. Além da Jackson eu conto com um Cubo Meteoro, um pedal de efeitos Zoom e meu PC.

Qual sua maior influência na guitarra? Qual o melhor jogo?
No momento, Jason Becker (época "Perpetual Burn" e "Cacophony"), Alexi Laiho e Andy LaRoque. Em relação a jogo é sempre difícil escolher o melhor, os que mais gostei e joguei foram os da série Castlevania e Street Fighter.

É mais difícil tirar um tema ou chegar ao final de um jogo?
Tanto para a música quanto para o jogo existe o fácil e o difícil, o desafio é mesmo para ambos e, no final, sempre se resume a muita técnica e treinamento.

Pensa em fazer shows com o MegaDriver?
Esse é um dos grandes sonhos que vem desde minha adolescência e, assim que possível, desejo realizá-lo. Acredito que os shows seriam como os de uma banda de heavy-metal convencial, muito som e dedicação total dos músicos!

Considerações finais.
Muito obrigado ao Eduardo de Souza e a Rocker Magazine pela oportunidade, e a todos os que leram essa entrevista e que acompanham meu trabalho. Para todos, até logo, e para os que gostam das minhas músicas, fiquem ligados! Enquanto houver dedos em minhas mãos continuarei sempre fazendo mais metal!

* por Eduardo de Souza 

Comentários

Postagens mais visitadas