Passado, passado é

O escândalo da arbitragem no Campeonato Brasileiro de Futebol trouxe aos clubes envolvidos a chance de mudar o passado. Transformar uma derrota em vitória, trocar um equívoco por uma certeza, corrigir o incorrigível, eis a oportunidade com a qual todos sonham, o mundo do "se": "se eu tivesse dito"; "se eu tivesse feito"; "se eu tivesse agido"... São tantas as possibilidades que se pudéssemos voltar ao passado para corrigir um erro, talvez nunca mais voltaríamos ao presente.

Coronel Tom Parker disse: "Dedique-se ao cinema, o rock é uma moda passageira". Se pudesse voltar ao passado, Elvis Presley seguiria o conselho de seu empresário novamente? Jim Morrisson, Jimmy Hendrix e Janis Joplin seriam os mesmos tresloucados se soubessem o final trágico que os aguardava ainda na juventude? E o que dizer do grupo Kiss - iriam tirar a máscara no meio dos anos 80 se pudessem voltar à aqueles dias? Paul McCartney aconselharia Michael Jackson a investir seu dinheiro em direitos autorais? E Kurt Cobain se envolveria novamente com a obsessiva Courtney Love?

Infinitas possibilidades que se desenham, rotas alternativas para destinos variados, probabilidades... e se não fosse desta maneira? Chegaríamos ao mesmo fim? Ou além, sairíamos do lugar?

* por Eduardo de Souza

Comentários

Postagens mais visitadas