A melhor música de todos os tempos


Outro dia estava perdido, zapeando canais de televisão à procura algo de interessante para assistir. Eis que, de repente, eu vejo o último vídeo clipe da Madonna. Confesso que meus olhos grudaram na loira balzaquiana e não consegui trocar de canal até o final da música. Pensei: como ela é bonita, tem atitude, como é sexy, inteligente, independente, determinada, dança bem e ainda por cima tem dois filhos... Mas, e a música? É boa pelo menos? Bem, assistir a Madonna, ouvir falar dela, é estar absorvendo um pacote de atributos, porém, a música fica relegada a segundo plano. Então, a música é importante? E cheguei a pergunta chave que inspira este artigo: Qual melhor música de todos os tempos?

É fácil dizer qual o melhor vídeo clipe de todos os tempos (algum do Michael Jackson); é fácil dizer qual o melhor disco de todo os tempos ("Dark Side of the Moon" do Pink Floyd, é claro); mas a melhor música? Uma única peça que possa exprimir beleza, técnica, emoção e ainda ser atemporal.

A caixa de Pandora do mundo! A internet responderá a essa pergunta. Corri para o computador e logo acessei o Google. A revista Rollling Stones listou as 200 melhores músicas de todos os tempos, em primeiro 'Like a Rolling Stone' do Bob Dylan; a revista alemã Focus diz que a melhor é 'I Heard it Through the Grapevine' de Marvin Gaye. A MTV americana afirma que a melhor música de todos os tempos é 'Yesterday' dos Beatles; a Rádio Virgin de Londres diz que é 'Wonderwall' do Oasis e a Rede VH1 de Los Angeles diz que é 'Smells Like Teen Spirit' do Nirvana. Porém, na humilde opinião de Liam Gallagher, do Oasis, das 50 melhores músicas de todos os tempos, 49 são dos Beatles e uma é dele.

Mais democrático, o site Best Songs Ever se dedica a responder a esta pergunta com os votos do internauta. A democracia diz que a música do Queen, 'Bohemian Rhapsody' é a melhor de todos os tempos, seguida por 'Stairway To Heaven' do Led Zeppelin. O destaque vai para o sétimo lugar de Bonnie Tyler, com 'Total Eclipse Of The Heart', clássico dos anos 80. E concordo com essa nomeação honrosa, ame ou odeie, ninguém fica indiferente à 'Total Eclipse Of The Heart'.

Assim como ninguém fica indiferente à 'Smells Like Teen Spirit', e com certeza 'Bohemian Rhapsody' estaria no meu top ten. 'Like a Rolling Stone' no top 20. Mas a melhor? Qual a melhor música de todos os tempos?

Fiquei pensando na resposta. Como tudo é subjetivo e pessoal neste quesito pensei no melhoro critério para essa escolha e cheguei a cinco canções que me perturbam e me levam ao êxtase sempre que eu as ouço. E quando as ouço, torço para que não acabem nunca. Melhor critério que este, impossível.

Duas destas canções falam de amor, com letras simples. E, além disso, tem muito mais em comum: a levada calcada no blues, onde sentimento transborda o lirismo; a emoção, a dor, e a incompreensão que são transmitidos até o limite do esgotamento por seus intérpretes. São elas 'Since I've Been Loving You' do Led Zeppelin e alguma versão ao vivo de 'Mistread' do Deep Purple.

Outras duas também tem muito em comum, inclusive a época de seu lançamento - poderia dizer que ambas vieram do mesmo útero - mas, o sentimento ao contrário das duas primeiras, não é amor, mas sim a guerra e o desespero: 'Holy Wars... The Punishment Due' do Megadeth e 'One' do Metallica. São obras primas do trash, mas que transcendem o estilo. Letras fortes, vocais perfeitamente encaixados, solos intermináveis... Poderia demolir uma casa ouvindo qualquer uma destas duas músicas.

Meu gosto pessoal está impresso nestas escolhas, músicas longas (estas tem em média de sete minutos) com começo meio e fim... Poderia adicionar mais umas músicas nesta lista, talvez 'Mas, que nada' do Jorge Ben ou 'Humming Bird' do B.B. King, a verdade é que aí não conseguiria terminar minha lista nunca...

Para encerrar, e ainda assim seguir meu critério (... canções que me perturbam e me levam ao êxtase... músicas longas... com começo meio e fim), não poderia deixar de incluir um clássico, que é clássico mesmo, composto em 1928 por Maurice Ravel, o 'Bolero de Ravel', com mais de dez minutos de duração é a síntese de tudo do que procuro numa música. Ravel, Metallica, Megadeth, Deep Purple, Led Zeppelin... Ah, estes não são nada bonitos, nem aparecem nus em livros de arte... Pois bem, ao que parece, encontrei a música que havia perdido no primeiro parágrafo.

* por Eduardo de Souza 

Comentários

Postagens mais visitadas