Na Gandaia da Vida, Baby

Apesar do berço, é impossível afirmar que o rock é coisa de americano. Com linguagem musical de fácil assimilação, o rock (com suas vertentes) foi incorporado ao dia-a-dia nos quatro cantos do mundo. Basta conversar com algum jovem deste planeta para saber que eles conhecem pelo menos uma grande banda de rock seja o U2, o AC/DC ou o Scorpions. Perceba que nenhuma das três bandas citadas são americanas. O rock não tem cidadania definida, pode ter tido um pai, mas seus filhos vão muito além dos bastardos. E o Brasil não poderia ficar de fora.

Algumas bandas brasileiras cruzaram os limites territoriais à forceps: os Paralamas do Sucesso; o Viper (e seus descendentes); o Sepultura... E agora, com a globalização, até os Mutantes foram descobertos pelo mundo e também estão em voga, à ponto de Sean Lennon (o filho do próprio) afirmar que Arnaldo Baptista é o seu herói.

Porém, antes mesmos dos personagens, elementos da cultura do Brasil já faziam parte da historia do rock. Basta ter ouvidos atentos (ou assistir ao filme do Doors) e perceber a batida de "bossa nova" em 'Break on Through'. Na endiabrada 'Sympathy For The Devil', dos Rolling Stones, Jagger e Richards pretendiam fazer um samba... would you guess my name??? uh-uh...

Há um episódio dos Simpsons em que Bart troca a partitura da organista da igreja, e ela toca até a exaustão 'In a Gadda da Vida', uma música de 17 minutos da banda Iron Butterfly. Hoje, graças ao seu formato nada comercial, pouca gente conhece esse som, mas nos anos 60 foi um hino psicodélico. Diz a lenda que o título da música surgiu num passeio turístico dos integrantes da banda, ao Rio de Janeiro, de onde eles importaram a expressão "na gandaia da vida".

Um processo de plágio faz parte de um dos capítulos mais pitorescos do cenário musical. O réu era o então multiplatinado Rod Stewart. Se você não sabe, pergunte à sua mãe, ela deve lembrar da música em questão, o mega sucesso 'Do you think I'm Sexy?'. Quem o processava era ninguém mais, ninguém menos que Jorge Ben, que havia gravado na Europa, no mesmo estúdio que Rod. E não é preciso ser perito, basta cantar o refrão: If you really need me just reach out and touch me come on sugar let me know para perceber que a melodia é uma cópia de 'Taj Mahal': tê-rê tê-rê tê-tê tê-rê tê-rê tê-tê tê-rê tê-rê tê-tê tê-tê...

Ah, Jorge Ben ganhou o processo.

A despeito do que muitos pensavam, Serguei ter comido a Janis Joplin não foi a única contribuição tupiniquim para a história do rock, mesmo porque a Janis todo mundo comia... Através dos festivais, das bandas, das músicas, ou da cultura, o Brasil tem, mesmo que timidamente, marcado presença no movimento que mudou de forma definitiva os rumos da humanidade. Senhoras e senhores, nós existimos.

* por Eduardo de Souza 

Comentários

Postagens mais visitadas